Qual É A Principal Característica Do Catolicismo?

· 4 min read
Qual É A Principal Característica Do Catolicismo?

A escolha do novo papa começa com uma missa solene na Basílica de São Pedro.  Depois, os cardeais se dirigem à Capela Sistina, onde é realizada a eleição, que pode durar vários dias. Durante esse processo, eles ficam incomunicáveis e são proibidos de deixar o local da votação. No decorrer de sua história milenar surgem inúmeras ordens religiosas, como a dos Beneditinos e a dos Franciscanos, que possuem monastérios e conventos, objetivos e devoções diferenciados.

  • Hoje, existem mais de um bilhão de católicos no mundo, espalhados por todos os cinco continentes, com concentrações particularmente no Sul da Europa, Estados Unidos, Filipinas e os países da América do Sul e Central.
  • Ou seja, a recristianização da República, legitimando e definindo diretrizes numa nova ordem eclesiástica.
  • O presente estudo tem como objetivo analisar e descrever a História da Igreja Romana para o Brasil, seus objetivos e fundamentos derivados da Igreja Católica Apostólica Romana para sua inserção na política brasileira.
  • Rezar é ainda uma oportunidade para aqueles que ficaram, louvar a Deus pelo dom da vida daquele que partiu, rezar uma Missa de sétimo dia, para aqueles que ficaram, é uma oportunidade de pensar como está a própria vida.


Assim, após divergências em relação à religião, em 1054, ocorreu o Cisma do Oriente que marcou a ruptura entre a Igreja Católica do Oriente e a do Ocidente. Mesmo durante as invasões bárbaras e a Idade Média, o processo de conversão religiosa se manteve. OLIVEIRA, Pedro A. Ribeiro de, Religião e dominação de classes, Petrópolis, Vozes, 1985, p. 112. Elas geralmente não envolvem apenas o indivíduo e o santo, mas também os familiares, que funcionam como ajudantes ou acompanhantes no pagamento das promessas.


O Que O Catolicismo Defende?


Daí o grupo que chegou ao poder direcionava o Brasil ao comando do liberalismo tomado pela política nacional e preocupando a Igreja Católica, que se considerava como a única “força ideológica” capaz de fazer frente às essas mudanças36. A bem da verdade, essa era a forma de ver o mundo, reivindicando a compreensão do processo histórico que ameaçava o controle social da Igreja. Das mesmas ideias que clamavam ao homem para ser o  leia mais  realidade, negavam a possibilidade de busca da felicidade abandonando a eterna subordinação aos desígnios de Deus. Dessa forma, a influência cada vez maior desses ideais, ameaçava expulsar o intangível da vida social, transformando-a radicalmente, redefinindo por completo a experiência humana. Caracteriza-se a Igreja, como principal finalidade a propagação e a expansão da doutrina católica, objetivando a salvação da humanidade.



  • Introdução Este artigo pretende, de forma bastante suscinta, tratar sobre as relações entre o catolicismo romano e o protestantismo no Brasil.
  • Sabe-se que Lampião assumiu a vida de cangaceiro dentro de uma estrutura do catolicismo popular sertanejo devido a sua promessa de vingar a morte de seu pai.
  • Além de portugueses pobres, alguns pequenos proprietários, índios destribalizados, ex-escravos e, sobretudo, mestiços praticaram esse catolicismo.
  • Padres e bispos casados preocupavam-se por vezes mais com sua família do que com o ministério pastoral.
  • No sínodo realizado em Roma em 1049, o papa Leão IX quis depor os sacerdotes ordenados por bispos considerados simoníacos, mas os casos eram tão numerosos que ele não pôde concretizar sua decisão, pois teria privado de cura de almas um número muito grande de igrejas.


Dessa forma, a Igreja local, ao mesmo tempo, era vista como uma questão interna à Confissão Católica, porque era integrante do corpo institucional da Igreja Católica Apostólica Romana, e como uma questão externa, porque está geograficamente localizada fora da Cidade do Vaticano. Desta feita, era preciso consultar o episcopado brasileiro e o Secretário de Estado, solicitando ao Núncio um apoiador e um aliado da Igreja no governo, para intermediar como garantia a liberdade religiosa no Brasil, caso se oficializasse o reconhecimento da União Soviética139. Em segundo, os mais empolgados com a experiência soviética, os comunistas do PCB, para os quais se achavam o exemplo inspirador, possível e concreto de implantação de uma sociedade sem classes. Após a revisão constitucional, a primeira atuação no sentido de mobilizar os fiéis para uma participação política em prol dos interesses católicos, por meio de uma “doutrinação” a partir do clero, se deu no ano de 1926, contra a aprovação do projeto do divórcio.

Kasper: “com Bento Xvi, A Doutrina Sempre Esteve Em Primeiro Plano; Com Francisco, É O Evangelho”


Antônio Ferreira Viçoso, de Mariana MG, D. Antônio Joaquim de Melo, de São Paulo, D. Antônio de Macedo Costa, do Pará, e D. Em vista dessa situação, os teólogos passaram a questionar a  autoridade papal e as doutrinas conciliares ganharam força.  mundo católico  de Sisto IV, eleito em 1471, os pontífices passaram a atuar mais como príncipes do que como sacerdotes e se comportavam como dinastas da Itália que, acidentalmente, eram também papas. Nomearam-se os cardeais, espécie de senadores da igreja, com quem o papa resolvia as questões mais importantes em reuniões denominadas consistórios. Fortaleceu-se a doutrina da autoridade normativa da Sé Apostólica para toda a igreja. A partir de então, apenas o papa podia convocar e aprovar os concílios ecumênicos.